Mito ou verdade: cartuchos remanufaturados não prestam e estragam a impressora?

Em tempos antigos, a impressora era um item considerado caro, porém com a evolução constante da informática, os produtos de impressão ganharam ótimos descontos. Tanto impressoras como multifuncionais tiveram uma queda impressionante nos preços, todavia os suprimentos para tais equipamentos encareceram muito.

O aumento significativo no preço dos cartuchos foi uma das principais preocupações de muitos consumidores que usam impressoras diariamente. A grande jogada das fabricantes foi baratear o equipamento e encarecer o suprimento, fator que forçou muitas pessoas a procurarem meios alternativos para imprimirem seus documentos. Eis então que surgiu o grande salvador da pátria: o cartucho remanufaturado.

A moda pegou e surgiram dúvidas

Quando a folia do reabastecimento de cartuchos começou, muita gente não pensou duas vezes e adotou aos produtos alternativos. Como era o início de um novo negócio, alguns desconfiaram da qualidade, todavia os remanufaturados surpreenderam muita gente. Em um primeiro instante, grande parte dos consumidores comprou os cartuchos reabastecidos, pois o preço era muito interessante.

Até hoje eles são baratos, contudo existem pessoas que insistem no quesito qualidade. Além disso, alguns afirmam que os cartuchos remanufaturados podem até estragar a impressora. Afinal, será que a qualidade é muito inferior? Não compensa em momento algum comprar um cartucho reabastecido? Estraga mesmo?

Cartucho reabastecido

Para responder a essas, perguntas entramos em contato com Luis Esteter (Diretor de Vendas e Marketing para Suprimentos do Grupo de Imagem e Impressão da Hp Brasil) e até tentamos obter respostas de uma empresa de remanufaturados, mas não obtivemos sucesso.

A qualidade

Consumidores que possuem uma impressora para uso doméstico dificilmente sentem alguma diferença na qualidade das impressões. Todavia, para descobrir a verdade fizemos uma pergunta crucial para a HP:

”A qualidade dos cartuchos originais é muito superior? Os remanufaturados não são capazes de gerar bons resultados para documentos simples?”

Apesar de fugir um pouco ao tema, o diretor de vendas acabou respondendo o que queríamos:

“Existem estudos, realizados por laboratórios externos, que confirmam o cartucho original HP como sendo a melhor opção para os clientes. De acordo com o último estudo realizado pela BRTUV, os cartuchos originais HP rendem, em média, o dobro do que os cartuchos alternativos, além de praticamente não falharem, enquanto os não originais têm taxas de falha superiores a 30% (1 em cada 3 apresenta uma falha).

No caso dos cartuchos de toner, estudos recentes, realizados pela Quality Logic, indicam que a taxa de falhas dos produtos alternativos é de cerca de 40%, enquanto os originais praticamente não falham. Isso sem contar a qualidade de impressão e a confiabilidade. Por esse motivo, a HP se preocupa em oferecer a melhor qualidade possível, com o máximo de confiabilidade pelo melhor custo-benefício para seu cliente.”

Entretanto, considerando o ponto de vista do consumidor que quer apenas imprimir documentos simples, não há do que se queixar quanto à qualidade. Somente uma pessoa com olhar clínico pode reclamar da qualidade do cartucho em documentos e imagens simples.

Possíveis defeitos

Cartucho original HP

Em teoria o cartucho reabastecido deveria se comportar como um original, até porque, em alguns casos, a embalagem utilizada é exatamente a mesma. Para não entrar muito nesse mérito, optamos por ouvir a opinião de um profissional:

“Cartuchos remanufaturados (reabastecidos) estragam a impressora?”

Frisando o que citamos acima, ele respondeu:

“Os cartuchos remanufaturados utilizam carcaças de cartuchos usados (vazios), que já tiveram seu desgaste natural para o qual foram projetados, e tintas ou toner não originais. Em função disso, esses produtos  apresentam  qualidade de impressão inferior aos cartuchos originais e altos níveis de falhas quando comparados aos cartuchos novos.

Essas falhas podem ser de impressão, causando o desperdício do trabalho impresso (papel, tempo gasto, etc) ou falhas técnicas, como vazamentos de tinta ou toner. Esses vazamentos podem danificar a impressora, uma vez que o toner ou a tinta podem ser derramados sobre mecanismo de tração, circuito lógico  ou outras partes sensíveis da impressora, prejudicando seu funcionamento ou causando danos mais sérios.”

Garantias

Quem é preocupado com a vida útil de seu produto deve ficar ciente sobre alguns fatores quando usa um cartucho remanufaturado. Por isso, fizemos mais uma pergunta para a HP:

“O consumidor perde a garantia se usar um cartucho desse tipo?”

O fabricante responde a essa pergunta da seguinte forma:

“A perda da garantia se dá apenas se houver um problema causado por mau uso ou por uma situação de falha do cartucho não original (um vazamento, por exemplo), devidamente comprovada, que danifique o equipamento dentro do período de garantia.“

100 % de garantia em produtos originais

Sendo assim, você pode perfeitamente utilizar os cartuchos remanufaturados, mas se der o azar de a impressora estragar justamente por culpa de um problema no cartucho, saiba que sua garantia tem grandes chances de ser anulada. Além disso, é importante lembrar que raramente uma empresa de remanufaturados vai lhe dar reembolso ou pagar o conserto de sua impressora.

Relação custo-benefício

O consumidor que tem de comprar tinta todo santo mês fica impressionado com a quantidade de dinheiro que gasta ao reabastecer sua impressora que usa cinco ou seis cartuchos. Aproveitando o tema, lançamos mais uma pergunta para a fabricante HP:

“A decisão de criar impressoras que requisitam até seis cartuchos barateou ou encareceu os produtos para o consumidor?”

A resposta obviamente está relacionada aos diferentes perfis de usuários:

“Todo o desenvolvimento tecnológico da HP, no decorrer dos anos, visam oferecer a máxima qualidade, velocidade, rendimento pelo melhor custo-benefício possível. Os investimentos feitos pela HP possibilitaram o consumidor ter acesso a produtos de altíssima qualidade, com preços a partir de R$ 24,90 (cartuchos de tinta para uso diário – Everyday).

O fato de uma impressora levar 2, 4 ou 6 cartuchos está relacionado à tecnologia do equipamento e ao tipo de utilização a que se destina e não a um aumento ou redução de custo do produto. Um exemplo disso são algumas das impressoras da linha OfficeJet Pro, que são indicadas para uso profissional e oferecem um dos menores custos por página disponíveis hoje.

A OJ PRO 8500, que  utiliza 4 cartuchos separados (1 Preto e 3 Coloridos), chega a oferecer 50% de redução no custo por página, quando carregada com os cartuchos de alta capacidade da HP (linha XL), em comparação à algumas impressoras laser coloridas.”

Exemplo de impressora com vários cartuchos

Comprar ou não comprar? Eis a questão…

Fizemos outras perguntas ao Diretor de Vendas da HP, todavia as respostas citadas neste texto são suficientes para que você decida logo o melhor cartucho para usar em sua impressora. A primeira das repostas importantes é: quem preza por garantia e qualidade acima de tudo deve com toda certeza optar pelo cartucho original.

Quem quer economizar e usa a impressora para imprimir documentos comuns, os quais não necessitam de uma qualidade absurdamente alta, pode perfeitamente comprar um cartucho remanufaturado, pois os resultados não são decepcionantes. Entretanto, o utilizador de cartuchos remanufaturados deve sempre estar consciente de possíveis defeitos que anularão a garantia.

Retirado do Site BAIXAKI

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s